Campus Party Brasil 2008 CBN no Campus Party

BLOG
Este é o blog coletivo da rádio CBN no Campus Party, o maior evento de entretenimento eletrônico em rede do mundo e que se realiza de 11 a 17 de fevereiro em São Paulo. O espaço é livre para você fazer comentários sobre o encontro e outros assuntos. Você pode entrar no blog de qualquer computador ou de um dos nossos equipamentos disponíveis no estande da CBN no Campus Party, no térreo do prédio da Bienal, no Ibirapuera. Participe!


REPORTAGENS QUE
JÁ FORAM AO AR

PALESTRAS
Todos os dias, de 20h às 21h, a CBN apresentará uma palestra com um de seus comentaristas ou âncoras sobre rádio, internet e tecnologia. A palestra será transmitida no site da CBN, em tempo real, e irá ao ar logo depois, no CBN Madrugada. Também ficará arquivada no nosso site para ser ouvida on demand.

Palestrantes

Dia 11 de fevereiro:
Milton Jung
Blogs e radiojornalismo
Ouça a palestra

Dia 12 de fevereiro:
Carlos Alberto Sardenberg
Blogs e jornalismo econômico
Ouça a palestra

Dia 13 de fevereiro:
Juca Kfouri
Blogs e jornalismo esportivo
Ouça a palestra

Dia 14 de fevereiro:
Ethevaldo Siqueira
Tecnologia e rádio digital
Ouça a palestra

Dia 15 de fevereiro:
Mariza Tavares
CBN na internet
Ouça a palestra

Podcast das palestras

ENDEREÇO
Parque do Ibirapuera, Vila Mariana - SP


terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Direito Digital na Internet (Por Leandro Mota)

O que pode e o que não pode na internet? Esta pergunta foi tema de discussão no segundo dia da Campus Party Brasil, na Bienal do Ibirapuera. Para tentar tirar as dúvidas dos campuseiros, o advogado Ronaldo Lemos, Professor da Fundação Getúlio Vargas, concedeu uma palestra sobre direito digital. O que era para ser esclarecedor, se tornou amedrontador. O motivo: não existe uma legislação especifica no país para tratar do assunto. Por isso, tudo ainda é muito nebuloso no mundo virtual. Por exemplo: ninguém sabe dizer quem é o responsável por um comentário nos blogs (o blogueiro ou o leitor, que fez o comentário). Neste “mundo sem lei”, o conselho é curto e grosso: tenha bom senso e contrate um ótimo advogado. Abaixo a entrevista que fiz com o Dr. Ronaldo Lemos. Deixei na íntegra, pois achei bastante interessante. Tem pouco mais de 7 minutos.

3 comentários:

Luther-X disse...

Este tema realmente é de grande importância. O que percebo é que a idéia é usar a legislação existente por exemplo o Código de defesa do consumidor ou o código civil e assim vai. Mas devemos cobrar dos legisladores agilidade nessa questão.

Meliane Moraes disse...

Claro que a legislação vigente é FALHA, mas algumas propostas estão surgindo para caminhar junto com ela, como por exemplo sites que disponibilizam mp3 gratuitos para baixar pagos por anunciantes através da quantidade de acesso e downloads. Também gosto muito da proposta da revista Outra Coisa, nas bancas pelo valor de 15 reais, encartado CD Original da banda com aquela capinha 10, projeto gráfico bacana e "ainda vem a revista" com matérias sobre música. (http://www.revistaoutracoisa.com.br/)
Os altos preços inviabilizam o cumprimento das normas. É certo que precisamos de uma outra saída. Ou a Lei se adequa ou a indústria.

Eliane disse...

Foi excelente você ter disponibilizado a entrevista inteira aqui.

Acho que o problema se estende ao mundo acadêmico também.

As formas de citação da ABNT, por exemplo, poderiam ser bem mais completas para o caso de citação de sites, blogs e similares.

Por exemplo, a regra diz que nas referências você deve dizer: Disponível em: (link) e Acesso em: (data).

Isso limita a citação a uma única data de acesso.

Ora, há pesquisas em que você precisa fazer diversos acessos a um mesmo site, em diferentes datas.

Como vê, o assunto dá muito pano para manga!